O que é?



O Balanced Scorecard (BSC) tem por objectivo gerir de modo eficaz o desempenho das organizações, em função de um conjunto de indicadores de desempenho que decorrem da visão e estratégia organizacionais. Permite avaliar o impacto das mudanças produzidas nas organizações através de um conjunto de objectivos e medidas que podem ser concretizadas através de iniciativas estratégicas.
O BSC avalia o desempenho organizacional em quatro áreas: financeira, do cliente, interna, e de aprendizagem e crescimento. É um instrumento utilizado que permite estabelecer um conjunto de relações de causa e efeito que emerge dos resultados obtidos e dos factores identificados como promotores do desempenho.
A perspectiva financeira concentra a informa sobre os activos tangíveis, que são considerados como os principais alvos a serem atingidos pelas organizações e que são representados pelos objectivos e medidas financeiras.
Na perspectiva do cliente, devem estar identificados os segmentos de mercados e clientes a que a organização pretende dar prioridade.
A perspectiva dos processos internos é utilizada para identificar o desempenho dos processos mais críticos para o cumprimento da missão, da visão e da estratégia da organização. Os seus objectivos e medidas derivam das estratégias que tratam dos processos operacionais existentes, a organização consegue identificar novos processos que vão permitir a criação de valor a curto prazo e recomendam a inclusão de processos de inovação, que se constituem em função do desempenho financeiro futuro de mais longo prazo.
A capacidade das pessoas, os sistemas de informação e os procedimentos organizacionais são três aspectos importantes da perspectiva da aprendizagem e crescimento a serem focados para alcançar um desempenho inovador á organização. Esta perspectiva identifica infra-estruturas que a empresa deve construir para gerar crescimento e melhoria a longo prazo.
Objectivos:

  • ·         Ajudar as empresas a manterem-se alinhadas e centradas nos seus objectivos e possibilitar a correcção de desvios;

  • ·         Traduzir a estratégia em actividades diárias da organização, tornando-o num processo contínuo dentro da empresa;

  • ·         Ajudar a disseminar a estratégia para os níveis operacionais da empresa;

  • ·         Garantir que os recursos sejam aplicados nos processos que realmente criarão valor para a empresa;

  • ·         Ajudar a avaliar os efeitos das mudanças implementadas, quer sejam pequenas ou grandes melhorias;

  • ·         Criar valor financeiro tangível a partir de activos intangíveis;
  • Medir, através de indicadores de desempenho, os processos de forma eficiente e em consonância com a estratégia da organização.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário